Cansei de ouvir falar que algumas distribuiçoes Linux sao boas e outras nao prestam.
Vou humildemente tentar esclarecer alguns pontos.
Pra acabar com a odiosa questao de que a distro tal é boa e uma outra nao presta.
Linux é baseado no sistema posix.
Linux é compatível com Unix e segue este modelo.
Todas as distribuiçoes [distro] Linux com mesmo kernel tem condiçao de utilizar todos os comandos do padrao posix, e fazer exatamente a mesma coisa, desde que os pacotes necessários estejam instalados.
Em modo texto, todas as distro Linux sao iguais, variando apenas as implementaçoes adicionadas por cada grupo desenvolvedor.
Em modo gráfico, as variaçoes ficam por conta das interfaces gráficas, que podem ser utilizadas em quase todas as distro Linux.
A diferença significativa entre as diversas distro Linux fica por conta de objetivos especificados pelos respectivos grupos de desenvolvedores. Assim, alguns destes focam no desenvolvimento de sistemas de proteçao e roteamento, outros nas redes corporativas, outros no usuário final; alguns focam em profissionais capacitados ou com conhecimento mediano, outros em usuários leigos com objetivo de difundir o Linux.
Se dizemos que o Kurumim é bom ou ruim e que o Ubuntu é o bicho ou nao presta, partimos de uma premissa errada pois os dois sao baseados no projeto Debian, e na implementaçao knoppix [cujo grupo se dissolveu e foi abraçada pelo do Ubuntu]. As duas tem características e objetivos diferentes:
- O Ubuntu tem um grupo de desenvolvedores regiamente pagos, além de outros colaboradores, e uma série de ferramentas desenvolvidas para seu público alvo.
- O Kurumin tem o usuário final de língua portuguesa como foco e a meta é a popularizaçao do Linux, no que é eficaz, e tem scripts que facilitam o usuário leigo e até mesmo o técnico [afinal somos formadores de opiniao], servindo como ferramenta de diagnóstico e manutençao simples, eficiente e gratuita.
Mandriva, Mandrake, Red-Hat, Suse, etc, tem outros focos.
Mas definitivamente, em modo texto todos podem realizar a mesma coisa, e em modo gráfico com uma mesma interface gráfica e com os mesmos programas e pacotes instalados, TODOS, repito, TODOS os sabores de linux podem realizar exatamente as mesmas tarefas.
Nao existe distribuiçao Linux melhor ou pior, mais segura ou menos segura. O que existe é uma distribuiçao mais adequada a suas necessidades, por ter sido desenvolvida exatamente para o objetivo proposto, seja para o usuário leigo ou o servidor web de um grande provedor de acesso, seja para desktops ou para servidores de empresas.
Sei que minha postagem vai gerar críticas de alguns. Mas esta é a verdade.
Tem gente que se move por paixoes e fica criticando e até deixando de fazer cursos de Linux por causa da distribuiçao utilizada para as aulas. Cedem a opiniao de quem sabe quase o mesmo tanto que eles e falam mais por preconceito que pela razao.
Nao podemos nos deixar levar pela filosofia emburrecedora e maniqueista de quem, apesar de se dizer usuário de linux, continua com a filosofia ruindous de pensar.
Open Source requer mentes abertas a novos caminhos. Quebra de velhos conceitos.
As paixoes por esta ou aquela distribuiçao só favorecem a manutençao da velha e sempre esperta mantenedora do «janelas», como dizem no popular, do golias Mico$ofre e tio Biudegrades.
Blog com: 1 - Análise de situações e opiniões pessoais; 2 - Informações técnicas no segmento de informática e redes em ambientes DOS , Windows e Linux; 3 - Dicas de Informática; 4 - Informações sobre Gestão de Telecomunicações.
Meus links profissionais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários com palavrões ou expressões impróprias serão sumariamente excluidos.